2007-05-08

Madagáscar II

Fauna e flora únicas

2007-02-26

Madagáscar separou-se de África no tempo dos dinossáurios e hoje, particularmente na costa ocidental, são ainda encontrados inúmeros fósseis destes animais. Isto conduz-nos à seguinte questão: como é que os animais malgaxes chegaram a esta ilha, tão distante do continente Africano e que se separou deste em tempos idos, onde os dinossáurios existiam e os mamíferos não se tinham desenvolvido?

A resposta é realmente peculiar pois estudos parecem demonstrar que a fauna de Madagáscar chegou à ilha “navegando”. Eventos como esta “navegação” são denominados “disseminação aleatória”). Existe uma tese que defende que grandes quantidades de vegetação se soltaram das margens dos rios e actuaram como meio de transporte, permitindo às espécies oriundas do continente ultrapassar a enorme barreira de água que as separava de Madagáscar.

Apesar da difícil travessia, estatisticamente, este evento é o mais provável, uma vez que todos os animais colonizadores iniciais aparentam ser de pequenas dimensões, o que é coerente com este tipo de disseminação.

Alguns representantes modernos dos carnívoros, apresentam ainda características que os tornariam mais aptos a sobreviverem a uma travessia deste género. A civeta malgaxe - Fossa fossana -, um carnívoro endémico de Madagáscar, consegue armazenar reservas ricas em gordura (especialmente na sua cauda), o que lhe permite enfrentar períodos de escassez de alimentos. Estas reservas de gordura podem representar até 25% do peso do corpo deste animal.

É também sugerido que os mamíferos colonizaram com sucesso a ilha, chegando em várias vagas. No caso das aves e insectos, a sua chegada à ilha terá resultado do facto de se terem desviado da sua rota habitual durante as suas viagens ao longo da costa africana.

A vegetação endémica ter-se-á também desenvolvido a partir das enormes massas de vegetação que atravessaram o canal.
Julga-se que mamíferos insectívoros (provavelmente semelhantes ao nosso ouriço-caxeiro) terão sido os primeiros colonizadores de Madagáscar. Vários eventos de colonização terão ocorrido, transportando para a ilha diferentes espécies, as quais se desenvolveram isoladas do resto do mundo durante milhões de anos. Esse isolamento fez com que actualmente aí se encontre um elevado número de endemismos (espécies que não existem em mais lado nenhum do planeta).
Alguns exemplos de endemismos encontrados actualmente em Madagáscar:

Plantas cerca de 2000 espécies 85% são endémicas
Anfíbios mais de 300 espécies * mais de 90% são endémicas
Répteis 346 espécies mais de 90% são endémicas
Aves 209 espécies ** 51% são endémicas
Mamíferos terrestres 101 espécies 100% são endémicas

* Cada vez mais anfíbios estão a ser descobertos
** 209 é o número de aves que se reproduz regularmente na ilha. Um total de 283 espécies estão aí registadas.
Este nível de endemismo é excepcionalmente elevado, quando comparado com outras partes do globo.

por Badoca Safari Park.

Sem comentários: