2007-05-24

Eventos que marcaram o tema "sustentabilidade" - Desde a Década de Noventa

Conferência Internacional sobre o Ambiente e Sociedade: "Educação
e Consciência Pública para a Sustentabilidade", que teve lugar em Thessaloniki, na Grécia (1997)
Resultou deste encontro a Declaração de Thessaloniki onde, mais uma vez, se destaca que: "a Educação Ambiental deve ser implementada de acordo com as orientações de Tbilisi e da sua evolução a partir das questões globais tratadas na Agenda 21 e nas grandes conferências da ONU que também abordaram a educação para sustentabilidade. Isso permite a referência à educação para o meio ambiente e da sustentabilidade".
Mais do que uma simples forma de transmitir informações e conhecimentos sobre os recursos naturais, a Educação Ambiental, embora não constitua a resposta absoluta para todos os problemas, constitui uma ferramenta indispensável à construção de novos valores e atitudes voltados para o desenvolvimento de uma sociedade comprometida com a resolução dos problemas ambientais, proporcionando condições adequadas de sobrevivência para as gerações presentes e futuras.
Para saber mais: Declaração de Tessalónica



Rio + 10, em Joanesburgo, na África do Sul (2002)
Fez-se o ponto da situação dos objectivos alcançados pelos documentos lançados na Cimeira da Terra de 1992 e assumiu-se o compromisso de fortalecer e melhorar a governação em todos os planos com o objectivo de atingir a aplicação efectiva de toda a Agenda 21 em todo o planeta.
A Convenção de Joanesburgo, como ficou conhecida, gerou dois documentos importantes: a Declaração Política e o Plano de Acção. O primeiro assume diversos desafios inter-relacionados e associados ao desenvolvimento sustentável, especificando vários compromissos gerais como uma melhor participação democrática nas políticas de desenvolvimento sustentável. O segundo é um documento longo e denso que identifica várias metas para a educação, a biodiversidade, a erradicação da pobreza, a alteração de padrões de consumo e de produção e a protecção dos recursos naturais, entre outros.
Para saber mais: http://www.johannesburgsummit.org


Bibliografia: Agenda 21 na Escola

Sem comentários: