2007-05-24

Eventos que marcaram o tema "sustentabilidade" - Década de Setenta

Conferência de Estocolmo (1972)
Nesta Conferência sobre o Ambiente Humano promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU) reconheceu-se internacionalmente que a protecção ambiental está fortemente interrelacionada com o desenvolvimento económico e a prosperidade no mundo. Da conferência resultou a Declaração sobre o Ambiente Humano (ou Declaração de Estocolmo) que apela a que governos e cidadãos exerçam esforços conjuntos para a preservação e melhoria do ambiente humano e para benefício de todos.
Para saber mais: Conferência de Estocolmo



Relatório "Os limites ao crescimento" (1973)
O Clube de Roma defendeu neste controverso relatório que, se o crescimento económico não fosse refreado, o mundo sentiria graves consequências de médio e longo prazo, chamando também a atenção para o esgotamento dos recursos naturais do planeta e para os limites da sua capacidade de renovação.
Para saber mais: http://www.clubofrome.org



Conferência de Belgrado (1975)
Face às recomendações da Conferência de Estocolmo, a ONU e a UNESCO (United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization) promovem, em, Belgrado, o Seminário Internacional de Educação Ambiental. Aqui foi criado o Programa Internacional de Educação Ambiental (PIEA/IEEP).
Para saber mais: http://www.unesco.org



Conferência Intergovernamental sobre Educação Ambiental, em Tbilisi, na Geórgia (1977)
Nesta conferência promovida pela UNESCO, com o apoio do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), foram definidas as directrizes básicas da educação ambiental e da sua especificidade, características, princípios, objectivos e finalidades.
No relatório final da conferência pode ler-se "a Educação Ambiental deve facilitar uma tomada de consciência da interdependência económica, política e ecológica do mundo moderno, de modo a estimular o sentido de responsabilidade e de solidariedade entre as nações. Isto constitui um pré-requisito para que os problemas ambientais graves que se localizam no plano mundial possam ser resolvidos".
Para saber mais: http://www.uwsp.edu/natres/nres310510/thetbilisideclaration.htm






Bibliografia: Agenda 21 na Escola

Sem comentários: