2007-12-22

Azevinho




TAXONOMIA

O azevinho (Ilex aquifolium L.) pertence à família Aquifoliaceae (Aquifoliácias), a qual contém diversas espécies de árvores e arbustos espalhadas pelos trópicos e países temperados.


CARACTERÍSTICAS GERAIS E MORFOLÓGICAS

Possui um porte arbustivo ou arbóreo, podendo alcançar, no segundo caso, uma altura de 8-10 metros. O ritidoma (casca do tronco) é liso e esverdeado. As folhas têm uma forma oblonga ou ovado-oblonga e são alternas, muito rígidas e coriáceas, muito reluzentes. As margens são onduladas e possuem dentes espinhosos. Em estados de desenvolvimento avançados das árvores, estes espinhos tendem a desaparecer.

As flores têm uma cor branca ou rosácea. Nascem solitárias ou em ramalhetes nas zonas de inserção das folhas.

São plantas que possuem flores funcionalmente unissexuadas ou mais raramente hermafroditas, ainda que cada uma apresente vestígios do outro sexo na forma de um óvulo rudimentar ou de filamentos estaminais com anteras estéreis. O cálice e a corola têm 4, raramente 5, elementos e estão ligeiramente soldadas na base. Os estames são em igual número às pétalas, alternando com estas.

O fruto é carnoso, muito apelativo aos insectos pela sua cor vermelha ou amarela viva. Floresce de Abril a Junho. Os frutos amadurecem em Outubro mas mantêm-se na árvores durante muito tempo.

UTILIZAÇÕES

É cultivada como planta ornamental, usada principalmente para adornos natalícios. A sua procura do azevinho para este fim foi tão intensa que acabou por levar à proibição da sua recolha no nosso país, sendo hoje bastante rara enquanto planta espontânea.

A sua madeira é de cor branca ou acinzentada, de textura fina e uniforme. É muito pesada, não flutuando na água. É muito dura, sendo difícil de trabalhar, mas é muito boa como combustível para lareiras.

É uma espécie muito utilizada para sebes dado suportar muito bem as podas.
A parte interna do ritidoma, cozida durante 7-8 horas, deixada a fermentar entre 2 a 5 semanas e pulverizada e lavada com água, dá origem a uma goma usada para caçar pássaros.

Tem também algumas utilizações medicinais. Às suas folhas são atribuídas propriedades diuréticas. Os frutos são purgantes e provocam o vómito.

LEITURAS RECOMENDADAS

Gonzalez, G. L. (1991). La Guia de Incafo de los arborles e arbustos de La Peninsula Iberica. Incafo, S.A. Madrid.

Nuno Cruz António (adaptado)- Naturlink

3 comentários:

herbário disse...

Cara colega, as plantas monóicas possuem flores simultaneamente pistiladas e estaminadas, ou seja produzindo os dois tipos de gâmetas (feminino e masculino). Se o entender corrija o seu texto e por favor elimine este comentário.

Feliz 2008!

Maria Gabriela de Castro Silva

herbário disse...

Cara colega, peço desculpa porque não fui rigorosa:
- Plantas monóicas são aquelas que possuem flores pistiladas e flores estaminadas no mesmo indivíduo (planta).
- Plantas dióicas são aquela que só possuem um tipo de flor por cada indivíduo (o caso que referiu, azevinho).
Cordialmente, gabriela
(consultei Raven&Johnson, BIOLOGY

bigeoculto disse...

Olá Herbário!
Obrigada pelo comentário, a correcção foi efectuada.
Um abraço,
Sandra Pinho