2007-12-09

Vulcanismo lunar terá mais de 4 mil milhões de anos

Uma actividade vulcânica pode ter começado na Lua há 4,35 mil milhões de anos, pouco após a formação da Terra, revela um estudo a aparecer hoje na revista Nature.

O vulcanismo ter-se-á iniciado quando a crosta do satélite natural da Terra estava ainda em formação, segundo os investigadores Kentaro Terada e Mahesh Anand, da Universidade de Hiroshima e da Open University, respectivamente.

Estas conclusões foram obtidas após a análise e a datação de minerais de um meteorito proveniente da Lua, o Kalahari 009.

Alguns dos minerais estavam ligados a fragmentos de magma cristalizado proveniente das mais antigas erupções que ocorreram nas planícies da Lua.

Segundo os investigadores, a datação da Kalahari 009 foi realizada a partir de cinco grãos de fosfato encontrados na rocha.

Outras amostras lunares de origem vulcânica foram trazidas no início dos anos 70, após as missões lunares do Apollo, mas eram todas mais recentes, tendo apenas entre 3,5 e 3,9 mil milhões de anos, o que fazia pensar que o vulcanismo apenas tinha surgido no astro há menos de 3,9 mil milhões de anos.

O meteorito Kalahari 009, uma rocha com 13,5 quilos, foi encontrado no Botsuana em 1999.

Diário Digital / Lusa

06-12-2007 0:20:00

2 comentários:

deep disse...

Bom dia!

Percebo pouco destas coisas da ciência, mas acho-as curiosas, por isso é sempre bom passar por cá e ir lendo os textos que seleccionas.

Bom fim-de-semana. :)

deep disse...

Regresso para te deixar um link que talvez te interesse.

http://desambientado.blogspot.com/

Bom domingo!