2008-01-28

Vulcão das Furnas (São Miguel) com duas novas estações de monitorização de gases


Centro de Vulcanologia da Universidade dos Açores anunciou hoje a instalação de duas novas estações permanentes de monitorização de gases no Vulcão das Furnas, São Miguel, para medição do dióxido de carbono.

Existem na região seis estações daquele género, quatro localizadas na ilha de São Miguel (Vulcões das Furnas e Fogo), uma na ilha Terceira (Furnas do Enxofre) e uma na Graciosa (Furna do Enxofre).

Financiados pelo Governo Regional e com comparticipação comunitária, os novos equipamentos do campo fumarólico da freguesia das Furnas funcionam de forma automática, medindo o dióxido de carbono e o radão libertados através dos solos.

Este conjunto de equipamentos integra ainda uma estação meteorológica, para que possam ser detectados os efeitos das condições atmosféricas sobre a desgaseificação, indicou a investigadora Fátima Viveiros, do Centro de Vulcanologia e Avaliação de Riscos Geológicos da Universidade dos Açores (CVARG).

Segundo uma nota do CVARG, a monitorização de gases vulcânicos faz parte da rede de monitorização sismovulcânica, que fornece informações sobre parâmetros geoquímicos dos sistemas vulcânicos activos do arquipélago açoriano.

Essa rede de monitorização tem "equipamentos idênticos" aos utilizados noutras regiões vulcânicas, como nos Vulcões Vesúvio e Stromboli (Itália), Teide (Canárias) e Mammoth Mountain, na Caldeira de Long Valley (EUA), acrescentou.

No caso dos Açores, os dados destas estações são transmitidos para o Centro de Coordenação, instalado em Ponta Delgada, e relacionados com informação obtida por outras técnicas de monitorização, permitindo "acompanhar de forma contínua o estado de actividade de cada sistema vulcânico".

Além da vigilância sismovulcânica, o projecto de monitorização de gases vulcânicos tem "aplicação directa na avaliação de riscos para a saúde pública", explicou o CVARG.

2008-01-25 - Ciência Hoje

Sem comentários: