2008-01-13

Insectos responsáveis pelo desaparecimento dos dinossauros?


Um estudo agora publicado aponta para que a extinção dos dinaussauros está relacionada com os insectos enquanto potenciais transmissores de doenças.
Várias são as teorias para as causas que learam à extinção dos dinossauros da face da Terra. Há quem defenda que o responsável máximo terá sido um meteorito e o que resultou do seu impacto na Terra, outros ainda defendem como principal responsável a erupção massiva de vulcões.
O certo é que os dinossauros desapareceram há milhões de anos e ainda ninguém conseguiu encontrar uma justificação consensual para a sua extinção. O T-Rex não foi o único assassino, adianta a sinopse do livro What Bugged the Dinosaurs? Insects, Disease and Death in the Cretaceous, de George e Roberta Poinar. Os dois paleontólogos, da Oregon State University, sugerem que os insectos possam ter tido um papel fundamental na transmissão de doenças e na destruição de fontes de alimentação levando ao desaparecimento definitivo dos dinossauros.

Esta nova teoria, lançada em livro este mês pela Princeton Book, defende que a sobrevivência dos dinossauros foi dificultada pela transmissão de doenças, como a malária, através da picada de mosquitos e outros insectos e pelo desaparecimento de plantas sem flor (principal fonte de alimentação dos dinossauros), destruídas por abelhas e outros polinizadores.

A extinção dos dinossauros de forma abrupta é deste logo colocada de parte pelo casal Poinar. Para os dois paleontólogos, catástrofes geológicas como os meteoritos e as erupções vulcânicas não explicam por si o desaparecimento dos repteis pré-históricos. Não sugerimos que os insectos sejam a única causa da extinção dos dinossauros, mas acreditamos que eles tiveram um papel importante, afirma Gorge Poinar, ao defender o desaparecimento gradual que pode ter levado milhões de anos.

Para Mário Cachão, paleontólogo especialista em dinossauros, todas as teorias que explicam apenas uma parte dos acontecimentos são menos interessantes. Apesar de os insectos nunca terem sido invocados como causa directa para a extinção dos dinossauros, Mário Cachão, ouvido pelo PÚBLICO, defende que no momento em que se dá o desaparecimento dos dinossauros, há uma série de organismos, microscópicos e marinhos, que também se extinguem. Deste modo, esta teoria torna-se incompleta não explicando a extinção de outros seres, acrescenta.

A pesquisa levada a cabo por George e Roberta Poinar encontrou vermes intestinais em excrementos fossilizados de dinossauros o que prova que insectos infectados possam ter dessiminado doenças e provocado a devastação lenta e definitiva dos mesmos.

Notícias-Universitárias, 13/01/2008

Sem comentários: