2007-06-27

Medidas de apoio a aves ameaçadas do Douro Internacional

26-06-2007 - AgroNotícias

Três das aves mais ameaçadas em Portugal, a águia bonelli, o abutre do Egipto e a cegonha-preta, vão ser alvo de um "plano de emergência" no Parque Natural do Douro Internacional, anunciou ontem o promotor do projecto.

O objectivo do plano é travar a perda de biodiversidade até 2010, facilitando o acesso a alimento, melhorando a sua produtividade, reduzindo as perturbações associadas a actividades humanas em zonas de nidificação e até melhorando a imagem destas espécies junto das populações locais.

O projecto é financiado pela EDP, no âmbito de várias iniciativas Business e Biodiversity da presidência portuguesa da União Europeia que começa em Julho.

O plano de actuação de emergência para a conservação daquelas aves rapinas, a que a agência Lusa teve acesso, prevê ainda a correcção de linhas eléctricas de média tensão e a criação de cercados de reprodução de coelho-bravo, uma espécie que nos últimos anos tem sido vítima doença hemorrágica viral e que constitui um dos principais alimentos daquelas espécies de aves.

A EDP explica, naquele documento, que a intervenção nas linhas eléctricas destina-se a diminuir o risco de mortalidade por electrocussão e colisão em áreas vitais de cinco casais de águia bonelli.

O plano da empresa prevê também a instalação de parcelas de cereal em antigos terrenos agrícolas, criando campos de alimentação das espécies de presas, o fornecimento de alimento artificial (coelhos e pombos domésticos) à águia bonelli, a construção de pombais, o repovoamento com perdiz-vermelha e a construção de dois campos de alimentação de abutres.

O Instituto da Conservação da Natureza e Biodiversidade (ICNB), que hoje assinou um protocolo com a EDP sobre esta iniciativa, fica encarregue de apoiar e acompanhar as iniciativas Business e Biodiversity da eléctrica nacional.

Os movimentos das aves no parque vão ser acompanhados através de um sistema de vídeo-vigilância, a montar perto nos ninhos, e via GSMsatélite.

A EDP quer também promover campanhas de educação ambiental junto da população local, para potenciar as boas práticas agrícolas naquela zona do Douro Internacional.

Sem comentários: