2007-06-27

Aves em meios rurais diminuíram 50% na Europa em 25 anos

12-06-2007 - AgroNotícias

Tom Marshall (rspb-images.com) - Miliaria calandra O último censo de aves comuns em toda a Europa demonstra um decréscimo de quase 50 por cento na abundância das aves que dependem dos meios rurais nos últimos 25 anos.

"Em Portugal, o pardal montês e a laverca são as espécies comuns que registam maior queda. Este problema, que atinge toda a Europa, é um reflexo da intensificação agrícola", adiantou à agência Lusa Domingos Leitão, coordenador do Programa Rural da Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA) e membro da Task Force da BirdLife International.

Os resultados do census, hoje divulgado, não referem a quantidade de aves comuns na Europa, mas calcula apenas a sua evolução nos últimos anos.

"Tratam-se de espécies abundantes que é impossível contabilizar. O que se faz é seleccionar uma rede de locais e fazer aí uma evolução comparativa, calculando a sua evolução nos últimos anos", explicou.

Os dados recolhidos por vários cientistas do esquema Pan-Europeu de Monitorização de Aves Comuns (PECBM), incluindo da BirdLife International, baseiam-se em 20 programas de censos nacionais em toda a Europa nos últimos 25 anos e confirmam a "extensão dos estragos" nas populações de aves dependentes de meios rurais neste período.

Estas aves apresentam em toda a Europa decréscimos populacionais de 44 por cento, em média, entre 1980 e 2005.

Espécies como a laverca Alauda arvensis, o trigueirão Miliaria calandra, o abibe Vanellus vanellus e o pardal-montês Passer montanus são nomes sonantes da longa lista de espécies de aves rurais em declínio acentuado.

Também as aves dependentes de meios florestais apresentaram decréscimos importantes, da ordem dos nove por cento, em média.

"Os sistemas florestais reagem mais lentamente a alterações do que os meios agrícolas, pelo que novamente este é um sinal muito preocupante para os cientistas", comentou Domingos Leitão.

As organizações não governamentais representadas neste estudo, entre as quais a SPEA, solicitam uma reforma da Política Agrícola Comum (PAC) que tem levado a uma intensificação da agricultura.

Sem comentários: