2008-04-18

Berlenga com novos habitantes marinhos


Parque de Campismo da Reserva


A Reserva Natural das Berlengas tem novos habitantes marinhos, revelou Júlio Coelho, presidente da Escola Superior de Tecnologias do Mar- ESTM, no final da cerimónia de assinatura de um protocolo da autarquia com Instituto para a Conservação da Natureza e da Biodiversidade - ICNB, o Instituto do Ambiente e Desenvolvimento - IDAD – Universidade de Aveiro, e o Instituto Politécnico de Leiria – ESTM, visando a elaboração do dossier de candidatura da Berlenga a Reserva da Biosfera no âmbito da UNESCO.

“Há espécies que tem aparecido aqui, nos nossos fundos marinhos, que supostamente não era previsível estarem por aqui por estas latitudes”, afirmou Júlio Coelho. Trata-se de uma especificidade que “já está identificada e há-de ser divulgada, através de uma obra de fotografia sub-aquática”, que será publicada brevemente. “São espécies de algas, que se fixaram nas rochas, que não era suposto lá estarem, e uma espécie de peixe que não era suposto lá andar, já foi também identificada”, explicou.

Estas novas espécies poderão estar a adaptar-se às mudanças climáticas que o planeta tem sofrido nos últimos anos com aumento de temperatura, admitiu o professor. “Terá a ver com correntes marinhas, com temperaturas de água, e com condições micro-ambientais que entretanto se foram instalando, à volta das Berlengas, que proporcionaram a fixação de espécies que não era suposto que existissem cá”, afirmou.

Jornal Oeste Online

Sem comentários: