2007-07-14

Spring Alive – balanço de 2007

Terminou no final de Junho a edição 2007 do Spring Alve, projecto desenvolvido pela BirdLife International na Europa.

Este ano, foram efectuados 16.455 registos, referentes às observações das 4 espécies de aves alvo do projecto. A Andorinha-das-chaminés foi a espécie que obteve o maior número de registos (5.747), seguida da Cegonha-branca (4.342), do Andorinhão-preto (3.711) e, por fim, do Cuco-canoro (2.655). Os países que lideram a lista dos que tiveram o maior número de participante foram a Irlanda, a Polónia e a Itália.
Portugal ocupou o 17º lugar, com um total de 127 observações. A SPEA quer agradecer a todos os que se interessaram por este projecto e quiserem dar o seu contributo, através do envio de observações. Aproveitamos ainda para agradecer o trabalho da Filipa Almeida, voluntária que acompanhou este projecto e que foi responsável pela actualização da versão portuguesa do site www.springalive.net.

Voluntários para Feira Nacional de Parques Naturais e Ambiente de Olhão

A SPEA, mais uma vez em parceria com a Artesanato Ambiental, vai participar na II Feira Nacional de Parques Naturais e Ambiente de Olhão, a decorrer nos próximos dias 26 a 29 de Julho, com horário entre as 18h e as 24h. Se estiver interessado em colaborar na divulgação e promoção da SPEA e na venda dos produtos da nossa loja junto dos visitantes, agradecemos que nos contacte através do e-mail vanessa.oliveira@spea.pt, até dia 19 de Julho.

Para mais informações sobre o Programa de Voluntariado da SPEA consulte www.spea.pt/index.php?op=voluntariadoSPEA.

Conhecer as aves de África

A SPEA vai promover 2 cursos de Introdução à Ornitologia de África, dados pelo sócio Gonçalo Elias, a decorrer no mês de Agosto, em Alcabideche (Cascais) e em Vila Nova de Gaia.
Se se interessa pelas aves deste continente e gostava de aprofundar os seus conhecimentos sobre as mesmas, ou está a pensar viajar até África (quem sabe participar na viagem da SPEA à Gâmbia/Senegal), este é o curso ideal para si! Mais informações em:

- http://www.spea.pt/index.php?op=act_2007/act_04082007 (curso em Alcabideche),
- http://www.spea.pt/index.php?op=act_2007/act_18082007 (curso em Vila Nova de Gaia).

Colónia de aves aquáticas destruída na barragem do Caia

A SPEA vem denunciar a destruição da colónia de aves aquáticas existente na barragem do Caia, devido à perturbação causada pelo pastoreio e passagem de motas na área de reprodução das aves. Perde-se assim uma colónia importante numa das Áreas Importantes para as Aves (IBA) da região do Alentejo, designada pela SPEA e pela BirdLife International.
Leia a versão completa do comunicado em www.spea.pt/conteudos/anexos_comunicados/20070628_CI_IBACaiaColoniaDestruida.pdf.